Apresentando-me: uma professora em época de pandemia


Graduada em Letras (Português/Inglês) pela USP - Universidade de São Paulo e Mestre em Letras pela mesma universidade, sou professora de inglês do ciclo básico. Leciono para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais até o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Madre Iva, uma escola particular em Cotia. Interessada por tudo o que se refere à inovação nas práticas de ensino, abro aqui este caderno digital do curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas.


Todo professor passa pelo desafio diário de reinventar-se. Aulas engessadas e frases decoradas não têm espaço na realidade atual, em que o processo de ensino-aprendizagem pede um olhar docente cada vez mais particularizado. A necessidade de quebra dos paradigmas tradicionais no ensino coloca os profissionais da educação num caminho sem volta: o da desconstrução das tradicionais metodologias, incorporação de técnicas inovadoras e intensificação do uso de novas tecnologias.

Em meio à necessidade de reelaborar não só suas práticas diárias, mas todo um olhar sobre a educação, acontece o que seria, há pouco, imaginável só nos nossos piores pesadelos: uma pandemia. O processo de transformação nas metodologias de ensino e a incorporação da tecnologia na sala de aula passou, então, de uma urgência a ser desenvolvida e trabalhada o mais rápido possível, ao único meio possível de trabalho. O mundo requer, de uma hora para outra, um saber tecnológico que esteja intrinsecamente ligado ao saber pedagógico, exigindo que o professor adote o ambiente virtual e o computador com a mesma destreza que sempre encarou a sala de aula e a lousa tradicionais. A pressão sobre o educador é gigantesca, assim como gigantesco é o salto que ele precisa dar. Precisa, à distância, continuar a dedicar-se aos seus alunos com um olhar abrangente, mas capaz de captar as necessidades individuais daqueles que contam com ele, além de precisar adquirir, de uma dia para o outro, as habilidades de um digital influencer.

Uma das formas de me instrumentalizar com relação às novas tecnologias a serem aplicadas em sala de aula é por meio do estudo. Assim, esse blog será meu caderno virtual do curso Técnicas Digitais e Metodologias Ativas do PEIN - Práticas Educacionais Inovadoras. Aqui pretendo registrar pontos importantes do curso, bem como relatar o resultado das experiências educacionais que tenho tido durante a quarentena.

Convido os colegas professores a acompanharem aqui meus registros, bem como enriquecerem a experiência com comentários e impressões.

Bem vindos!

Comentários